Câmara Municipal Ribeira Brava

Site da Câmara Municipal Ribeira Brava

Instituições de Cariz Social

ADBRAVA – Associação de Desenvolvimento da Ribeira Brava Instituição Particular de Solidariedade Social Entidade privada sem fins lucrativos

A Associação de Desenvolvimento da Ribeira Brava – ADBRAVA, foi constituída no dia 30 de Maio de 2009, tendo como principais objetivos:
Promover o desenvolvimento, a valorização e recuperação urbanística,Prestar apoio e praticar ações com vista a contribuir para a melhoria do nível económico e sociocultural da população do concelho da Ribeira Brava.

CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL DE SÃO BENTO DA RIBEIRA BRAVA

O Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada em 1996, por um grupo que se mobilizou na comunidade, no sentido de dar resposta a diferentes problemáticas do concelho.
Tem como missão prestar cuidados e apoio aos cidadãos, de forma a promover a manutenção e o desenvolvimento de capacidades e competências geradoras de qualidade de vida.
A sua intervenção estrutura-se em valores e em princípios éticos como: Solidariedade; Humanização; Individualidade; Dignidade humana; Qualidade e Inovação.

CENTRO DE CONVÍVIO DO CAMPANÁRIO

“Resposta social, desenvolvida em equipamento, que presta um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção das pessoas idosas no seu meio sociofamiliar”.[1]
O Centro de Convívio do Campanário é uma resposta social para a população idosa, desenvolvida pelo Instituto de Segurança Social da Madeira, tendo entrado em funcionamento no ano de 2000.
Funciona nas instalações do Serviço Local do Campanário, sito à Rua Comandante Camacho de Freitas, n.º 421, de segunda a sexta, das 9:00h às 12:00h e das 13:00h às 18:00h, sendo que as atividades com os idosos se desenvolvem no período da tarde.

ASSOCIAÇÃO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL CRESCER SEM RISCO

A CSR é uma associação de solidariedade social, criada em 2009, que dinamiza Centros de Acompanhamento Educativo (CAE), localizados em São Vicente e Ribeira Brava, visando o acompanhamento e orientação de crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 6 e 30 anos, trabalhando na prevenção através da realização de atividade lúdicas/recreativas, na promoção da cidadania, do dialogo intercultural, promoção de hábitos de vida saudáveis e de intercâmbios ao nível regional, nacional e internacional, bem como, promoção da integração socioprofissional dos agregados familiares, através de formação profissional e inserção no mercado de trabalho.

O CENTRO COMUNITÁRIO DO LUGAR DA SERRA (CCLS)

Os valores fundamentais do Judo são:
O Centro Comunitário do Lugar da Serra (CCLS) é uma estrutura polivalente da tutela do Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM. Decorreu do culminar do Plano de Luta Contra a Pobreza de Ribeiro Gordo, tendo sido inaugurado no dia 10 de Dezembro de 2002.

O CCLS apresenta-se como um fator de desenvolvimento local e social, onde se dinamizam atividades dirigidas à comunidade residente no Lugar da Serra e se prestam serviços de apoio à população e de promoção de cidadania, de hábitos de vida saudáveis, de competências pessoais e sociais.

CENTRO DE ATIVIDADES OCUPACIONAIS DA RIBEIRA BRAVA

O (CAO) Centro de Atividades Ocupacionais da Ribeira Brava, é uma estrutura que apoia 23 jovens e adultos com deficiência, assegurando o seu processo de Reabilitação Psicossocial. Foi fundado em 11 de abril de 2005 na freguesia da Tabua, tendo celebrado este ano o seu 9º aniversário.
Está inserido no (STAO) Serviço Técnico de Atividades Ocupacionais, da (DRE) Direção Regional de Educação, da (SRERH) Secretaria Regional da Educação e Recurso Humanos e,tem como missão maximizar odesenvolvimento das capacidades individuais dos jovens, através de programas Ocupacionais de caráter artístico, desportivo, lúdico, recrativo e cultural e atividades socialmente úteis.

CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DA SANTÍSSIMA TRINDADE DA TABUA

Movidos pelo desejo de apoiar aqueles para quem a vida é madrasta, um grupo de paroquianos da Tabua, ao fim de dez anos de luta e persistência, vê o seu projeto realizado: O Lar Intergeracional da Santíssima Trindade da Tabua. Inaugurado a 26 de fevereiro de 2003, fruto do contributo da Confraria do Santíssimo Sacramento e da generosidade da D. Gracinda Tito na doação do terreno, e sobretudo do apoio da Segurança Social da Madeira para a construção e atualmente o seu funcionamento.
É a primeira Instituição da Região Autónoma da Madeira a desenvolver uma experiência de Lar intergeracional, onde avós e netos coabitam. Tem capacidade para acolher 36 idosos e 12 crianças e jovens. Equipado com boas infra-estruturas, é um espaço de luz e cor para contrastar com o cinzento de algumas vidas.

Instituições de Cariz Social