Este concelho é assim chamado em virtude do seu vale ser atravessado por uma ribeira muito caudalosa na época das chuvas, facto que causava muitos estragos ao longo dos seus 8 quilómetros de percurso.
Remontando ao início do século XV, a Ribeira Brava é uma das localidades mais antigas da Região Autónoma da Madeira. O seu povoamento iniciou-se entre o primeiro e o segundo quartel do século XV, tendo sido elevada a freguesia logo a seguir ao Funchal e a Machico, pouco depois da morte, em 1460, do Infante D. Henrique.
Desde o início, a ribeira desta localidade desempenhou um papel fundamental na ligação entre os vários pontos do interior da ilha. Paralelamente, a sua proximidade com o mar transformou-o num importante porto de ligação. Todavia, só entre 1904 e 1908 é que se construiu um pequeno cais de acostagem e desembarque, furando-se a rocha a leste para se criar um acesso ao pequeno desembarcadouro.
Ocupando uma área de cerca de 65 Km2 e formado pelas freguesias de Campanário, Ribeira Brava, Serra de Água e Tabua, o concelho foi criado a 6 de maio de 1914, por desmembramento dos concelhos da Ponta do Sol e de Câmara de Lobos, sendo o mais jovem do arquipélago da Madeira.
Para além do constante aumento demográfico, os esforços do Visconde Francisco Correia de Herédia em muito contribuíram para a elevação desta localidade a concelho, uma vez que esta distinta personalidade foi responsável por diversos melhoramentos na Ribeira Brava, tais como o alargamento e a abertura de novas ruas, a construção de um pequeno teatro (atual biblioteca municipal) e a reedificação do antigo Forte de São Bento. A sua paixão por esta localidade era tal que o visconde adotou o nome “Ribeira Brava”, passando a ser: Francisco Correia de Herédia Ribeira Brava.
No dia 29 de março de 1928, a freguesia da Ribeira Brava foi elevada a vila, atribuição que testemunha a importância crescente deste concelho ao longo dos tempos.
Mercê da sua localização geográfica central e das suas excelentes acessibilidades, o Município da Ribeira Brava continua a ser um ponto de comunicação fundamental para a ilha, sendo também bastante procurado pelos madeirenses e turistas, que aqui encontram muitos motivos de interesse.
Um facto curioso é a germinação da Ribeira Brava com o município Vidigueira em 2024, uma ligação entre duas terras através de Francisco Correia de Herédia, mais conhecido pelo Visconde da Ribeira Brava figura incontornável da historia Ribeira-bravenses e da politica português, tendo sido presidente da Câmara Municipal de Vidigueira entre 1890 a 1892 e 1899 e 1900.
Acesso aos documentos do Executivo Municipal entre 1914 e 1989 no arquivo regional.
FICHA INFORMATIVA
- Gentílico: ribeirabravense
- Área: 65,10 km²
- População: 13.375 hab. (Censos 2011)
- Densidade populacional: 204,51 hab./km²
- Número de freguesias: 4
- Povoamento: início do séc. XV
- Elevação a sede de Concelho: 6 de maio de 1914
- Elevação a Vila: 29 de março de 1928
- Região Autónoma: Madeira
- Ilha: Madeira
- Antigo Distrito: Funchal
- Orago: São Bento
- Feriado Municipal: 29 de junho (Dia de São Pedro)